Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Por que o reconhecimento profissional influencia na motivação?
Em: 26/08/2016 por: meumundoRH
imagem

Ao gerenciar os recursos humanos de sua empresa, você provavelmente já deve ter passado por situações em que faltava motivação aos funcionários e aquele engajamento extra para melhorar a produtividade no ambiente organizacional.

Muitas vezes, a falta dessa motivação decorre justamente de existirem poucas oportunidades de reconhecimento profissional na empresa. Quais são esses incentivos em sua empresa? Por que eles são necessários para a motivação? Confira a resposta para essas e outras perguntas.

Saiba o que é o reconhecimento profissional

O reconhecimento profissional pode acontecer de várias formas: desde uma frase de incentivo quando o empregado faz um bom trabalho até a promoção e progressão de carreira no caso de funcionários com histórico comprovadamente importante e benéfico para a empresa.

Basicamente, é a forma pela qual o empregado recebe um retorno positivo sobre suas ações dentro da empresa e sabe que está no caminho profissional correto.

Entenda por que o reconhecimento profissional é tão importante

Essas formas de incentivo são importantes, tanto para o funcionário quanto para a empresa. Para o profissional, o reconhecimento é uma forma de motivá-lo a desempenhar um trabalho cada vez melhor, de qualidade e produtivo. Além disso, demonstra que suas boas práticas terão recompensa, independentemente da forma como ela se concretize (bônus, prêmio, promoção etc.).

Para a empresa, essa é uma das maneiras mais eficientes de reter recursos humanos, evitar a rotatividade, aumentar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, elevar os níveis de produtividade e, consequentemente, estabelecer as bases para uma empresa bem-sucedida.

Escolha programas de reconhecimento e incentivo

 

Existem várias formas de colocar isso em prática. Confira algumas sugestões:

1. Pesquisas de percepção e feedback de funcionários

Esse é o primeiro passo: saber quais são as demandas, expectativas e percepções de seus funcionários. Procure saber se eles estão satisfeitos no ambiente de trabalho, levante questionamentos e dê a eles a oportunidade de expressar frustrações.

2. Compreensão das demandas e necessidades de seus empregados

O segundo passo é entender essas demandas e verificar quais delas podem ser atendidas em curto, médio ou longo prazo, se é que podem ser atendidas.

Muitas questões apresentadas podem partir de motivações pessoais, que não estão necessariamente condicionadas a uma atitude da empresa. Verifique o que está ao alcance da empresa a partir desse conjunto de demandas levantadas.

3. Planos de carreira e progressão objetiva

Essa é uma das maneiras mais tradicionais de oferecer incentivos e garantir a motivação de seus funcionários. Os planos de carreira oferecem um futuro profissional a partir do reconhecimento de critérios como avaliações frequentes, níveis de produtividade, de vendas entre outros.

4. Criação de planos de ação para avaliar e implementar mudanças

É possível que o levantamento de demandas encontre outras necessidades, que podem ser mais bem atendidas por incentivos alternativos, como programas de apoio à saúde laboral, parcerias com escolas e instituições de ensino superior (cursos de idiomas, pós-graduação etc.), convênio com academias e restaurantes, benefícios diferenciados, ioga, entre outros. É preciso verificar qual incentivo atenderá melhor às necessidades de seus funcionários.

Se você tem outras ideias sobre como implementar programas de reconhecimento profissional em sua empresa, compartilhe com a gente aqui nos comentários! Participe!

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.