Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Redes Sociais: Consiga um emprego com elas.
Em: 15/08/2016 por: i-hunter.com/blog/
imagem

Foi-se o tempo em que a gente imprimia o currículo, colocava naquela pastinha colorida e ia bater perna no centro da cidade atrás de emprego. Agora, é tudo digital! Você pesquisa as vagas, se candidata e até marca a entrevista pela internet — isso quando o recrutador não quiser conversar com você diretamente pelo Hangouts ou Skype. É possível arrumar emprego nas redes sociais, inclusive por aquelas que não são voltadas especificamente para esse fim. Além dos candidatos, os próprios recrutadores buscam potenciais funcionários nas redes e, por lá, divulgam vagas e processos seletivos.

 Antes que você comece sua busca por emprego na internet, vamos te dar as dicas necessárias para deixar as suas redes sociais prontas para a avaliação dos recrutadores. Continue a leitura e descubra como arrumar emprego nas redes sociais!

 Construa a sua imagem pessoal nas redes sociais

 Comece pensando no seu nome. Existem muitas outras pessoas com o mesmo nome e sobrenome que você? Então, que tal usar outro dos seus sobrenomes? Para saber o quanto você é único na internet, abra o seu navegador e selecione a janela anônima. Entre no Google e busque pelo seu nome + sobrenome. Faça o mesmo, porém na janela normal, nas redes sociais.

 Depois de se diferenciar dos homônimos, verifique com qual tipo de conteúdo o seu nome é associado. A sua profissão ou algo relacionado a ela aparecem nessa busca? Se não, chegou a hora de você postar mais conteúdos relevantes!

 Poste conteúdos relevantes e destaque-se

 Quando você produz conteúdo sobre sua área de interesse, você se destaca nas redes sociais e se torna uma referência na área. Postando bons conteúdos sobre a sua profissão ou sobre a área em que você quer ingressar, você direciona o tráfego de outras redes e buscadores para o seu conteúdo.

 Algumas redes sociais são específicas para upload de conteúdos, como o Issuu, o Slideshare e o Scribd. Que tal subir os seus trabalhos de faculdade nelas? O seu trabalho de conclusão de curso e as apresentações que você fez, desde que autorizadas, podem ir para essas redes sociais! Só não esqueça de colocar o seu nome, a data de apresentação e os seus contatos nos materiais, assim como usar as tags com as palavras-chaves correspondentes.

Cuidado com o que você posta nas redes sociais

 Faça uma análise do seu perfil. Verifique o teor dos seus posts, tanto textos quanto fotos, e pense: você se contrataria? A seguir, veja alguns comportamentos que são mal vistos pelos recrutadores nas redes sociais:

  • Erros de português;
  • Falar mal de ex-empregadores ou do emprego atual;
  • Fotos em que você aparece bebendo muito e em situações constrangedoras (cuidado com marcações de amigos!);
  • Frases que envolvam ódio, preconceito e intolerância religiosa (isso vale para posicionamentos políticos também).

 Você já entendeu que a sua presença nas redes sociais é muito importante, não é? E não adianta bloquear o seu perfil, pois um simples print pode se tornar viral nas redes sociais.

 Além disso, não esqueça de manter o seu perfil no LinkedIn sempre atualizado, além de participar dos grupos de discussão sobre a sua área de trabalho. Essa rede social especializada reúne a maior quantidade de recrutadores e donos de empresas ativos na internet. Há vagas listadas na aba Empregos e é possível candidatar-se pelo próprio site!

Tenha tato na hora de falar com empresas e gestores

O fato de você, os recrutadores, os donos de empresas e as próprias empresas estarem na mesma rede social não permite que o contato seja íntimo demais. Se você deseja trabalhar em alguma empresa, entre em contato com o recrutador e verifique se há oportunidades no momento. Ou, então, mande algum projeto, ideia ou solução que possa ser interessante para a empresa. Não seja grosseiro e preze pela educação, sempre.

 E então, pronto para buscar uma vaga nas redes sociais? Comece a revisar o seu perfil agora mesmo!

 

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.