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3 passos para não se atrasar e parar de viver na correria
Em: 27/07/2016 por: Equipe MaisTempo – Christian Barbosa
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3 passos para não se atrasar e parar de viver na correria

Administração do Tempo Organização

Já falei aqui antes sobre o fato das pessoas aceitarem “viver na correria”, né? Tem gente que responde com orgulho que “está correndo” quando alguém pergunta como anda a vida. Só que no meio dessa “prova de atletismo” que fazemos dos nossos dias, acabamos nos tornando – além de corredores – ‘atrasadinhos’. Atrasamos para a reunião, se torna quase impossível não se atrasar para pegar os filhos na escola ou entregarmos relatórios importantes sem atrasos. Chegamos tarde no happy hour entre amigos, atrasamos até os momentos prazerosos, hobbies e passeios em família.

Atrasar é a consequência natural de quem vive correndo, de um estado mental que entramos e que é refletido em diversas áreas das nossas vidas. O pior é que esse estado pode ser resultado de um modelo mental que desenvolvemos e que acaba nos direcionando para resultados cada vez mais negativos, de fracasso e perda. Talvez, se estivéssemos mais atentos aos nossos padrões e reações, esta percepção falsa que gera estragos reais não detonaria nossos padrões produtivos.

Tá, mas no que esta informação pode mudar sua vida?

Simples! Quem controla todas essas mudanças é você. Então, para mudar o padrão de atrasos você precisa de duas coisas: QUERER e APRENDER algumas técnicas para treinar um novo modelo mental.

Sendo assim, vamos começar pela parte mais difícil: Você quer mudar o padrão do atraso na sua história? Quer se sentir dono do seu tempo e no controle dos seus resultados? Quer parar de responder para as pessoas que “está na correria, como sempre?”

Se você leu as afirmações acima e sentiu o SIM vir a sua mente com firmeza, então pode continuar a leitura e aprendizado que vem a seguir. Mas se você acha ‘bonitinho’ chegar atrasado e já faz até piada a respeito de que sua equipe de trabalho, amigos e familiares se acostumaram ao fato de que você nunca chega no horário, então vou sugerir que você vire comediante. Assim, pelo menos dá às piadas que fazem a respeito da sua falta de credibilidade, em uma atividade lucrativa, porque ser motivo de chacota gratuita vai ser um gosto passageiro e quando você perceber que quem foi PASSAGEIRO da vida foi você, vai se arrepender de não ter levado a sério, ou melhor, de não ter sido levado a sério pelas pessoas que encontrou no caminho.

Comece a ser mais pontual!

É um pequeno começo para não ser mais refém do acaso, mas que vai ajudar a fazer uma grande revolução. Se você marcar a reunião às 9 horas, programe-se para chegar às 8h45, talvez até antes. Se tem um evento externo às 15 horas, antecipe sua chegada para às 14h30 e assim por diante.

Não sabe como criar esse padrão mental de atitude?

O primeiro passo para você não se atrasar ou se perder antes de um compromisso é definir suas prioridades. Para isso, é fundamental que tenha criado um planejamento da sua semana. Quer entender por quê? Porque seu dia é composto de pequenas decisões, como o que vai comer no almoço, qual roupa vai usar, que horas vai acordar, quantas reuniões tem nos próximos dias, quando poderá encontrar aqueles amigos que não vê há tempos…

Se tudo isso estiver planejado e aquilo que for possível antecipar for antecipado, os momentos de descontrole diminuem, assim como o estresse, as decisões ruins que foram tomadas em momentos que faltou capacidade racional, porque sobrava pressa, tensão e inteligência emocional, de uma forma geral.

Agora Que Já Entendeu Porque Precisa Deixar De Ser O Atrasadinho, Vamos Começar Por  3 Atitudes Que Você Vai Passar A Fazer Ainda Esta Semana Para Não Se Atrasar, Tudo Bem?

1) Planeje a próxima semana no Domingo – E se você não faz ideia de como começar este passo fundamental para não se atrasar, faça uma super lista com absolutamente tudo que tem para fazer até a próxima sexta-feira. Inicialmente, não precisa haver uma ordem, só tire isso da cabeça e coloque no papel. Se tem medo de esquecer algo, procure um lugar calmo, feche os olhos e desenhe uma história mental de execução onde tudo começa quando você “acorda na segunda-feira, levanta da cama e…” Desta forma, você vai fazendo seus passos e escrevendo todas as atividades que precisam ser executadas. Depois disso, você fará a distribuição de tudo que escreveu entre os dias que seguem e terá uma percepção real da ‘correria’ ou ‘caminhada’ que está vivendo.

2) Pense na roupa que vai vestir na noite anterior – De acordo com o estudo feito pela Matalan, as mulheres levam cerca de 287 dias da vida escolhendo o que vão vestir. São quase 7 mil horas pensando no melhor figurino. Então, seja você homem ou mulher, se gasta tempo colocando e tirando roupa de manhã perceba que está jogando parte da sua vida no lixo e que este tempo poderia te ajudar muito a ter mais credibilidade profissional, equilíbrio emocional, menos estresse e aproveitar muito mais os momentos de lazer.

3)Crie pastas com assuntos específicos – Você não faz ideia do tempo que gasta procurando aquilo que foi omisso na hora de guardar. Entenda que o tempo gasto com organização será tempo economizado procurando algo que perdeu, esquecimento e retrabalho. Então, separe seus documentos em pastas para criar processos práticos que facilitem seu dia a dia. Alguns exemplos de pastas são para assuntos ligados a: carro, Imposto de Renda, bancos, contas a pagar, imóvel, escola, academia. Se a papelada estiver bem organizada na pasta correspondente, você terá facilmente sempre à mão tudo o que precisar.

 

Esse tempo extra é o que evita problemas de caminhos errados, trânsito e, também, é o tempo que pode ser usado para ‘dar um tempo’ e, simplesmente, sentar na cadeira e esperar… relaxado. Uns minutos para você ler uma revista, um livro ou só pensar na vida.

Depois dessas 3 mudanças de atitude para não se atrasar, quero que você me conte o que sentiu e quais pontos acredita que ainda podem ser melhorados, mas perceba que o simples fato de enxergar que existem pontos que precisam de transformações já comprova que você está mudando o padrão do atraso.

Então, desacelere aos poucos para a vida começar a andar ao invés de correr. Não é um conceito simples, mas é um conceito importante. Pense a respeito, mas pense DEVAGAR!

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