Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Soluções Sistêmicas (Constelações Empresariais)
Em: 27/07/2016
imagem

O CONARH 2016 vai apresentar oito práticas de sucesso em gestão de pessoas

Problemas complexos, como sejam a estrutura organizacional, a liderança ou o reconhecimento apropriado e genuíno dos funcionários, podem ter soluções muito simples. Empresários, gestores e consultores estão-se, a tornar cada vez mais curiosos e intrigados com as soluções encontradas, sempre que são utilizadas as constelações organizacionais e o pensamento sistêmico.

A técnica

A técnica original de uma Constelação consiste em que o cliente escolhe pessoas não conhecidas para representar seus empregados, os departamentos da empresa, os clientes e incluso os produtos.

Essas pessoas, chamadas de “representantes” não tem nenhuma informação racional sobre o que acontece na empresa.

O cliente coloca estes representantes no lugar que sinta que é adequado e de uma forma intuitiva. A continuação, esses representantes dizem o que sentem e se movem até que sintam que estão no lugar adequado a fim de levar tranquilidade a todo o sistema.

Em situações que exijam confiança e privacidade é possível utilizar esta metodologia só com a presença do cliente, substituindo os representantes por objetos, figuras, etc.

As soluções encontradas com representantes “reais” tem mais força e impacto, porem esta aproximação é mais interessante como diagnostico e como inicio de um trabalho, ou quando as circunstâncias assim o exigem.

A parte interessante desta metodologia é que o cliente fica com uma imagem clara da situação atual, da eventual solução e dos caminhos que tem que percorrer. Tudo se realiza de uma forma intuitiva e fluida, o que faz com que a solução fique totalmente integrada com o cliente e seja mais fácil sua aplicação.

Qualquer pessoa em um posto de responsabilidade, na indústria, comércio, serviços, ou governo, numa organização de saúde ou educação, pode-se beneficiar desta metodologia e encontrar boas soluções em pouco tempo.

O que é um Sistema

“Um Sistema é um conjunto de pessoas que estão interconectadas entre si numa continua relação de troca”

Em outras palavras, um sistema é qualquer grupo de pessoas que habitualmente trabalham, aprendem, se divertem ou se relacionam em conjunto. Inclui os donos das empresas, os fundadores, diretores, empregados, produtos, mercado, clientes, etc. Além da família, que é a matriz sistêmica da sociedade, podemos considerar um sistema a empresas e instituições de todo tipo.

O denominador comum destas organizações é que estão compostas por seres humanos. A dinâmica sistêmica surge quando os seres humanos funcionam num grupo.

O instinto de permanecer

Um dos instintos mais fortes dos seres humanos é o de permanecer em qualquer grupo ao que estejamos associados. Sentimos-nos bem se estamos “bem encaixados”, mas incômodos se não conseguimos. Esta lealdade ao grupo é o que capacita as organizações a trabalhar.

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.