Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Improdutividade, perda de clientes, defeito de equipamentos, acidentes de trabalho e o não cumprimento de prazos e metas
Em: 19/07/2016 por: Andressa Marchiorato
imagem

Improdutividade, perda de clientes, defeito de equipamentos, acidentes de trabalho e o não cumprimento de prazos e metas

Até as tecnologias digitais já arranjaram um jeito de humanizar a comunicação e o relacionamento entre as pessoas. Quer ver?

Quantas vezes você já usou o WhatsApp para se comunicar hoje? Ou o Messenger do Facebook, o próprio Face, o Twitter, o Instagram, o Snapchat…

Nessas mensagens, quantas vezes você usou aquelas figurinhas simpáticas e coloridas, conhecidas como emoticons ou emojis, para expressar mais rápido uma emoção ou um sentimento? São tantas as opções de emojis que fica até difícil de escolher na hora de usá-las!

Com certeza você também já usou dois pontos, um traço e um parêntese como símbolo de expressão de sentimento em um texto. Mas quando usamos só textos escritos em nossa comunicação, perdemos a oportunidade de expressar sentimentos que passamos em conversas presenciais ou por telefone.

COMUNICAÇÃO DEVE SER BEM ESTRUTURADA

Agora que você já entendeu a evolução das relações de trabalho  (textos anteriores publicados aqui) e a busca incessante pela humanização do mundo e das comunicações, vamos falar sobre como a nova comunicação interna funciona e como fazer para, de fato, conseguir maior engajamento dos colaboradores da sua empresa em torno dos mesmos objetivos e propósitos.

A improdutividade, a perda de clientes, o defeito de máquinas e equipamentos, os acidentes de trabalho e o não cumprimento de prazos e metas são algumas das consequências geradas pela falta de diálogo e de comunicação clara nas empresas, sabia?

Mas tudo isso pode ser facilmente resolvido com um bom planejamento de comunicação  interna e endomarketing, que seja totalmente direcionado para o que a empresa deseja para si (resultados!).

Mas Atenção!

Se a política de Recursos Humanos da empresa for ineficiente, se ela trata mal seus empregados e não se preocupa realmente com a sua coletividade, não há comunicação que melhore sua imagem perante o público interno. Também não adianta implementar campanhas ou programas de qualidade e produtividade se não houver atenção à comunicação.

Comunicar é conectar propósitos, gerar relacionamento e, mais do que isso, criar vínculos e laços com a empresa para que ela se torne um excelente lugar para se trabalhar e uma marca empregadora desejada pelas pessoas. É muito mais do que simplesmente informar. É via comunicação que a empresa ou o empreendedor transmitem aos funcionários a ideia de que todos estão envolvidos no desenvolvimento dos negócios, buscando criar um clima de parceria, de produtividade e de confiança.

Manter os colaboradores bem informados e conectados aos negócios da empresa, criando vínculos e relacionamentos positivos deve ser a MISSÃO da Comunicação Interna nas empresas.

Infelizmente, o que ainda mais se observa, na prática, são ações isoladas e pouco integradas de endomarketing, sem uma abrangência total de público interno. Pouca conectividade entre os colaboradores com a empresa, ou seja, temos em cenário nacional de uma comunicação interna tida como distante.

Essa é uma área que representa muito mais do que simplesmente fazer eventos, preparar as festas e confraternizações, distribuir brindes em datas comemorativas e fazer comunicações vazias e superficiais. Isso é o que menos importa.

Com base em minha sólida experiência em Comunicação Interna e Endomarketing, afirmo que a comunicação atual deve ser 360 graus, integrada sob todos os aspectos das organizações. Foi nesse contexto que foi criado uma metodologia para  A NOVA COMUNICAÇÃO INTERNA, aquela que, de fato, traz resultados eficazes para as empresas e resolve muitos problemas das organizações.

Confira mais insights sobre Comunicação Empresarial aqui, nos próximos posts.

Andressa Marchiorato é Jornalista e Publicitária, Consultoria Empresarial, Cursos e Palestras >Endomarketing, Comunicação Interna e Imagem Institucional

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.