Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Por que flexibilizar os horários de trabalho na sua empresa
Em: 16/05/2016 por: Roni Silva - Catho
imagem

Não é novidade alguma que as mudanças tecnológicas e sociais ocorridas nas últimas décadas levantaram questões importantes sobre as relações de trabalho e de produtividade. Um desses questionamentos diz respeito ao horário de trabalho fixo e rígido e quais são as vantagens de repensar tal modelo, tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Ao contrário do que se pode pensar inicialmente, a flexibilização do horário de trabalho pode trazer aumento de produtividade para a empresa. Isso acontece porque os colaboradores passam a orientar seu trabalho e produção às metas e objetivos, e não às horas gastas no trabalho.

Dessa forma, o colaborador se engaja em suas tarefas a serem concluídas e não fica contando o tempo ou esperando que acabe seu turno quando não há mais tempo para concluir algo. Conheça, na sequência, outros pontos que justificam as melhorias para uma organização que flexibiliza os horários de trabalho.

Crescimento do foco

É importante notar que com o trabalho voltado para preencher um período de horas há sempre a possibilidade do colaborador abandonar tarefas no meio de um processo. Assim, quando o trabalho é orientado pelas tarefas há maior foco em concluir etapas sem que haja perda de tempo para retomá-las de onde haviam sido interrompidas.

Estímulo da confiança

O horário rígido pode desmotivar alguns colaboradores, que podem se sentir presos e coagidos em seu trabalho. Por outro lado, a flexibilização do horário de trabalho dá ao colaborador autonomia e liberdade, ao mesmo tempo que demonstra confiança da instituição pelo seu trabalho e empenho.

Com a responsabilidade de gerir seu próprio tempo produtivo, o colaborador passa a confiar mais na empresa, comprometendo-se mais com os desafios e metas que possui.

Desenvolvimento da motivação

O colaborador entende a confiança depositada nele como um reconhecimento do seu papel e importância na empresa e tende a retribuir com esforços e resultados. Pessoas com perfis mais criativos e inovadores podem ser estimuladas com menor controle e monitoramento de seus superiores e maior espaço para atuar.

Melhora do trabalho em equipe

A partir da quebra da rigidez de horário e expediente e da mudança de orientação da produção às metas e desafios, os colaboradores se organizam melhor em suas equipes para obterem os resultados desejados. Uma vez que não há preocupação com o horário de saída, existe a necessidade de organizar bem os elementos de uma equipe para que cada um desenvolva sua parte.

Diminuição da rotatividade

Flexibilizar o horário de trabalho do colaborador e dar a ele condições de gerir seus próprios horários é uma ótima maneira de reter talentos e bons colaboradores. A capacidade de organizar seu dia, perder menos tempo no trânsito e atender às demandas pessoais têm um valor inestimável.

A flexibilização do trabalho pode trazer grande retorno para uma empresa e seus colaboradores. Repensar o horário de trabalho e como ele afeta a produtividade e integração da equipe pode ser primordial para o sucesso da empresa.

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.