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Endomarketing: nem RH e nem MKT, mas ambos.
Em: 10/05/2016 por: João Vilaça
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Embora seja tarefa de todas as áreas, a responsabilidade pela melhoria do ambiente de trabalho e do relacionamento das pessoas é, geralmente, atribuída à área de Recursos Humanos sob a luz da Gestão de Pessoas. No entanto, este também é um grande objetivo de Endomarketing, sob a ótica também do próprio Marketing.

[...] o principal foco do Endomarketing recai sobre o impacto de cada empregado no marketing externo, ou seja, seu objetivo primordial é o de melhorar a consciência para serviços e clientes; mas para tanto, o foco interno e o externo devem caminhar lado a lado, não se esquecendo de nenhum deles, interligando todas as áreas organizacionais, e principalmente a área de Recursos Humanos e Marketing (GRÖNROOS, 1993, p. 295).

Endomarketing, portanto, não é uma atividade de responsabilidade exclusiva de RH ou de Marketing. Ao contrário, é uma área da organização, tal qual Recursos Humanos, Marketing ou qualquer outra e que, como departamento, executa e desempenha diversas atividades para atender todas as demais que precisarem de seus esforços para que sejam cumpridos os propósitos estratégicos do todo.

Kotler (1988) já pregava o Endomarketing como sendo a ação correta de contratar, treinar e motivar funcionários que desejam atender adequadamente os consumidores; grande parte dos autores estudados para a concepção deste artigo também acreditam e atribuem aos clientes externos o foco final das ações de Endomarketing. Isto porque antes de lançarem promessas aos clientes externos com publicidades e propagandas de produtos ou serviços, os funcionários devem estar preparados para atender às demandas que surgirão a partir dessas promessas.

Em seu artigo "Para Potencializar o Endomarketing" Silva (2004) pondera que, em relação à gestão estratégica dos esforços de Recursos Humanos, o Endomarketing deve ser elevado ao status de importância da qual já goza o marketing no planejamento corporativo. Este contexto, portanto, nos permite dizer, novamente, que o posicionamento ideal da área de Endomarketing seria ao lado das áreas de Recursos Humanos e Marketing, e não como uma subárea de qualquer uma delas (ou de qualquer outra). Isto porque, ainda segundo Silva (2003, p.01):

"Assim como a empresa busca definir seu posicionamento perante clientes e mercados, inferindo sobre que elementos devem dar sustentação à realização de tais diretrizes, é também sua tarefa eleger suas prioridades para o Endomarketing perante seus públicos internos. E, obviamente, buscar a concretização dessas prioridades", assim como devem proceder os líderes de todas as áreas da organização.

João Vilaça Personal & Professional Coach - Consultor de Recursos Humanos no Cartório Andrade Lima

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