Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Você tem mentalidade vencedora na carreira?
Em: 18/02/2016 por: Fábio Augusto Vieira
imagem

Mentalidade vencedora

Quando falo em mentalidade vencedora, não falo que existe mágica, tão somente estou repassando a você um segredo que poucas pessoas praticam e por isso vão ficando para trás na sua carreira. Veja, não é preciso nem 15 minutos para desenvolver o que vou passar, mas também não podem ser 10 minutos, e desta forma sua mente vai se ajustando, quebrando já um paradigma pra você automaticamente.

Entenda o que deve praticar para encontrar a sua própria mentalidade vencedora na carreira, com os objetivos bem orientados:

Planeje e pense muito bem se realmente deseja seguir carreira nesta empresa que está. Não adianta nada pensar em melhorar sua carreira se os valores da sua empresa não conseguem ajudá-lo em sua motivação pessoal. Pare por 13 minutos e anote a missão e os valores da sua empresa, e de outro lado o que deseja. Existe concordância nisso ou uma outra empresa se adapta melhor ao que realmente quer pra você? Bastam 13 minutos para repensar sempre a empresa em que está, e desta forma poderá facilmente saber o que é melhor pra você. Mas não seja ansioso ou ansiosa, pois apenas 5 dias nao ajudarão a pensar direito e nem planejar, por isso, dê um tempo de alguns meses para ter a certeza, porém, sem os 13 minutos jamais conseguirá parar e pensar com clareza.

 Planeje e pense bem se a carreira que deseja seguir é realmente a que está. Ou ainda, se a promoção que deseja, irá realmente satisfazê-lo, pois é preciso ser radical às vezes e mudar totalmente sua carreira, para poder ser bem sucedido em outra que tenha prazer. Sem parar para pensar e meditar se está na profissão e área certa, jamais saberá a verdade. Grandes profissionais não tem medo de mudar de área e recomeçar sua vida, porém é preciso planejamento, e bastam estes 13 minutos para repensar sua carreira. Coloque no papel o que gosta de fazer, o que gostaria de estar fazendo daqui há 5 anos e há 10 anos, e corra pra esse ponto!

Seja amigo dos seus gestores, e vença qualquer mania de perseguição, mesmo quando você tem razão. Se deseja continuar em sua empresa, se deseja subir em sua carreira, o melhor caminho ainda é seu gestor perceber sua capacidade, e para isso é preciso estar perto dele. E não pense que é obrigação do gestor notar você, pelo contrário, é obrigação sua ser notado ou natada no trabalho! Faça um exercício de conversar sobre a empresa e sua área ao menos 13 minutos por semana com seu gestor. E não vale troca de e-mail e nem conversa no café, tem que ser formalmente em sua sala ou na do gestor. Passe pela porta, dê seu bom dia cotidiano e quebre as regras. Fale da sua área, as situações que enfrente e suas soluções e ouça o que se é pedido sobre seu cargo e função, e assim ficará sabendo de tudo que precisa durante estas conversas, sem dizer que será sempre lembrado.

Não se preocupe em puxar o saco, pois se fizer tudo o que é pedido para você é puxar o saco, então faça isso.Se mostre prestativo e capaz de desenvolver as suas tarefas, e jamais esqueça de fazer relatórios ou feedbacks do seu trabalho para seu gestor, isso o ajudará a entender suas atividades e seu potencial. Faça relatórios breves sobre alguma situação, sobre seu trabalho semanal, mesmo que sejam com 3 ou 4 linhas, mas pare, mostre como sabe escrever, se dedique a isso, e este sim por e-mail, envie ao seu gestor para que possam acompanhar seu trabalho.

Escolha algo que goste de fazer em sua empresa, seja especialista nisso, depois procure outro “algo” e seja especialista também, e por aí vai. Estude sempre tudo que diz respeito ao seu setor, com calma e paciência, sendo referência aos poucos em tudo que fizer. Cada vez que seu nome for ouvido de forma benéfica por algum assunto, é porque você se tornou referência neste assunto, e começará a ser conhecido ou conhecida em sua área. Sendo assim, aplique-se apenas 13 minutos por semana compartilhando por e-mails conhecimentos para todos e links de sites que leu e acha interessante. Geralmente faça isso na quinta-feira de tarde ou na terça-feira. Na segunda-feira é ruim pois todos estarão com o trabalho do final de semana em sua mente e não irão parar para ler. Na quarta-feira é o dia onde mais se tem fechamentos e reuniões de trabalho, e sexta-feira seus colegas estão com a cabeça no final de semana, sendo assim, utilize a terça ou quinta-feira.

Mas só isso basta para que eu tenha um impulso em minha carreira? Sim, pois como profissional, verá que 13 minutos dão ótimos resultados, e irá querer fazer cada vez mais, e com o tempo irá melhorar as suas técnicas de desenvolvimento profissional e se desenvolver cada vez mais. Se você for fiel aos 13 minutos, posso afirmar que ao final de alguns meses, esses 13 minutos se transformarão facilmente em mais de 1 hora! Não acredita, pois é isso que aconteceu comigo, e sempre fui referência nos trabalhos onde passei, assim como os profissionais mais valiosos e bem sucedidos que conheci o fizeram ao seu modo.

Ao se dedicar 13 minutos por semana para conversar com seu gestor, automaticamente ele irá procurar você para alguns assuntos, e isso irá se transformar em horas por semana em alguns meses, assim como o fato de você se dedicar a compartilhar conhecimento com seus colegas. Quando notar, verá que os mesmos irão solicitar seu conhecimento mais vezes ao dia, e será o 1º ou a 1ª da fila na promoção ou aumento salarial, sem dizer que jamais será demitido ou demitida pela importância que tem na sua área!

 

Fábio Augusto Vieira: é analista de sistemas, sócio de duas empresas nas áreas de recursos humanos e treinamento, além de escrever, conversar muito com pessoas sobre engajamento felicidade liderança recursos humanos carreira e  tudo que nos move para um futuro melhor como profissionais.  www.oliderhumano.com.br / www.fabioaugustovieira.com.br

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.