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Como pedir aumento de salário em tempos de crise?
Em: 27/10/2015 por: De Redação InfoJobs

Muitas vezes em período de crise e com índices altos de desempregos parece não ser muito aconselhável ir à busca daquele merecido aumento de salário, mas segundo o gestor da ASW treinamento, Celso Salicio*, pedir aumento salarial não tem crise e é possível sim. São nos momentos de crise que as empresas mais precisam manter os seus profissionais mais competentes e ressalta “competência tem um valor que deve ser reconhecido”.

Como pedir aumento de salário em tempos de crise?

É bom ter em mente que o salário é uma forma de recompensa pelo trabalho exercido que engloba três pilares centrais, segundo Salicio:

Conhecimento Técnico - Comprometimento - Resultados oferecidos

COMO PEDIR?

Às vezes a maior dificuldade está em como iniciar uma conversa com o gestor e pedir o aumento e listamos um passo a passo para você:

1 - Antes de qualquer conversa, o ideal é que você faça uma auto avaliação do seu desempenho no trabalho e saiba como tem contribuído no crescimento da organização. Ao analisar a sua performance leve em consideração as ações que, de fato, são diferenciais em relação as atividades que foi contratado a desenvolver.

2 – É importantíssimo ter argumentos plausíveis para justificar ao seu gestor o seu aumento de salário, por tanto apresente a sua avaliação de desempenho, contribuição e até mesmo o seu know-how e mostre o quanto todos estão acima do esperado pela empresa, além dos resultados que superam as metas estabelecidas.

3 – O ideal é que você convide o seu chefe para uma conversa em particular, procure sempre um momento em que os dois estejam tranquilos e sem muitos “pepinos” para resolver, assim poupa o estresse acumulado do dia-a-dia.

4 - Seja direto e verdadeiro. Apresente todos os seus argumentos e esteja aberto aos feedbacks que serão passados. Não blefe ou minta durante as suas justificativas, pois além de correr risco de descobrirem, você pode se prejudicar seriamente no trabalho.

Não se esqueça de que é o seu gestor que levará a sua solicitação de aumento para a diretoria e que o ajudará no que for possível para alcançar esse objetivo.

O QUE EVITAR?

Muito cuidado com o que for falar para o seu chefe, evite argumentos do tipo “tempo de casa”, “idade” e conclusão da graduação, alegando que você merece o aumento por conta dessas justificativas.

Segundo Celso, nunca se deve colocar a situação como um único caminho, por exemplo, “ou consigo o aumento, ou vou pedir demissão”, principalmente em tempos de crise. Inicialmente você até pode ter controle da situação, mas amanhã a situação pode se inverter.

MOMENTO ATUAL DA EMPRESA

Entender a situação atual da empresa e do seu mercado de atuação é fundamental. Diversas organizações reconhecem os valores dos colaboradores, porém não conseguem levar adiante o reconhecimento salarial em função do seu momento no mercado, explica Salicio.

Durante a avaliação de desempenho você conseguirá identificar em qual momento a sua empresa está situada e durante a sua solicitação de aumento de salário que você precisa deixar que o prevaleça “bom senso”.

O QUE FAZER QUANDO O AUMENTO É NEGADO?

Primeiro de tudo: mantenha a calma! Nesse momento você precisa ter os pés no chão e estar aberto para o “sim” e também para o “não”.

Tudo é uma questão de tempo, “o importante é manter o entusiasmo e o comprometimento profissional, pois esse "não" pode ser mudado rapidamente. Só será “um caso perdido” se colaborador demonstrar desinteresse e não manter o comportamento focado nos resultados e nos argumentos que o levaram a pedir o aumento”, conclui Celso.Se o aumento de salário não chega, converse com o seu chefe para saber o motivo e o que pode você pode fazer para contornar essa situação.

E se depois de tentar muitas vezes o aumento e a resposta é sempre negativa, o melhor a fazer é começar a procurar outro trabalho. Em muitos setores a forma mais rápida de ser promovido é mudando de empresa. Se você acha que no seu emprego atual não o valorizam como merece e isso não vai mudar, o melhor a ser feito é procurar outra empresa onde você possa ter mais chances de ser reconhecido profissionalmente.

 

*Celso Salicio, Gestor da ASW Consultoria e Treinamento

Consultoria Especializada em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Processos de Recursos Humanos e Capacitação Profissional.

Atuação na formação de Lideranças, de Multiplicadores e em Gestão da Qualidade.

Desenvolvimento Customizado de Programas de Inclusão e Capacitação de Pessoas com Deficiência.

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