Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
10 perguntas de emprego que você não precisa responder
Em: 06/10/2015 por: InfoMoney

Durante entrevistas de emprego, o entrevistador quer saber o máximo possível sobre a pessoa que está disposta a uma vaga na empresa. No entanto, algumas perguntas que são feitas para o entrevistado acabam ultrapassando alguns limites e pode até gerar um processo por discriminação.

Um estudo realizado pela Slater and Gordon, por exemplo, revela que 40% dos gestores norte-americanos evitam contratar mulheres jovens para evitar lidar com licença maternidade. Por isso, o candidato também precisa estar ciente sobre quais perguntas ele não é obrigado a responder e ainda mostra qual é o perfil da empresa.

O site Glassdoor fez uma lista com as 10 perguntas inconvenientes das entrevistas de emprego. Confira:

1- Você é casado?

Entrevistadores não podem fazer perguntas sobre o estado civil do candidato. Esse tipo de pergunta serve para saber como seria o comprometimento de tempo do funcionário com a empresa.

2- Você tem filhos? Se não, planeja ter?

Mais uma vez, os empregadores tendem a fazer esta pergunta para descobrir mais sobre sua disponibilidade no trabalho. Como se afirma no estudo mencionado anteriormente, os empregadores erroneamente usam crianças como fator determinante de contratar ou não um candidato.

3- Quantos anos você tem?

A discriminação de idade é um problema enorme que os candidatos a um emprego enfrentam durante o processo de contratação. Os empregadores não podem perguntar sobre a sua idade ou o ano em que nasceu.

4- Qual religião você pratica e se respeitas os feriados religiosos.

Os empregadores podem querer perguntar sobre suas práticas religiosas para saber mais sobre seu estilo de vida e horários fora do trabalho. No entanto, eles legalmente não podem perguntar sobre sua religião.

5- Você tem alguma dívida?

Os empregadores não podem usar o seu histórico de crédito contra as suas habilidades profissionais.

6- Você já foi preso?

Apesar de não poder perguntar se você já foi preso, o empregador pode pedir informações caso você já tenha sido condenado por um crime.

7- Qual o seu país de origem?

Caso você esteja em outro país e apresentar algum tipo de sotaque, os empregadores poderão querer perguntar de onde você é. Embora isto possa parecer uma pergunta inocente, é ilegal porque está perguntando sobre a sua nacionalidade, o que pode resultar em xenofobia.

8- Quando foi a última vez que você usou uma droga ilegal?

Os empregadores não podem perguntar sobre seu histórico de uso de drogas ilegais, mas podem perguntar se você atualmente usa drogas não permitidas por lei.

9- Você gosta de beber socialmente?

Os empregadores não podem perguntar sobre seus hábitos de bebida durante uma entrevista de emprego.

10- Você mora perto?

Os empregadores podem querer perguntar sobre onde você vive para determinar o a distância do seu trajeto e disponibilidade. No entanto, os empregadores não podem usar o local para discriminá-lo durante o processo de contratação. Eles só podem perguntar se você está disposto a mudar para uma região mais próxima do trabalho.

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.