Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Você está gastando seu tempo com as pessoas certas?
Em: 10/04/2015 por: Roselinde Torres - administradores.com.br

Liderança é um tema caro aos administradores, especialmente quando falamos sobre as mudanças que essa área sofreu durante os últimos anos. O Administradores.com conversou com Roselinde Torres sobre o assunto. Ela é mestre em Desenvolvimento de Recursos Humanos e palestra sobre as habilidades de líderes e CEOs. A especialista participará do Fórum HSM Liderança e Alta Performance, nos dias 8 e 9 de abril em São Paulo, ao lado de Michael Sandel, Tamara Erickson e outros.

Administradores.com - Roselinde, você tem estudado todos os tipos de liderança corporativa. O que mudou neste domínio nos últimos anos? Quais são as diferenças entre os líderes de 20 anos atrás e os de hoje em dia?

Roselinde Torres - A liderança é sempre contextual. O mundo do século 21 é um mundo digitalmente habilitado, mais global, transparente, com velocidades mais rápidas do fluxo de informação e inovação com 5 gerações no mercado de trabalho. Matrizes complexas de públicos de interesse internos e externos devem ser mobilizados para cumprir missões e resultados. Um líder do século 21 deve estar mais atento a mudanças e se mais compreensivo com as pessoas que podem ser muito diferentes do líder. Modelos de sucesso antigo, que já não são relevantes devem ser abandonados. Maior valor é criado através de uma cooperação com muitas partes interessadas para o benefício de todos.

Você acredita que as pessoas já nascem lideres ou as pessoas podem desenvolver habilidades que as transformam em líderes?

Os líderes podem aprender novos comportamentos e práticas. É mais fácil mudar aspectos do caráter no início da carreira de um líder.

Algumas empresas se queixam da falta de liderança no mundo corporativo. Onde e como podemos identificar um bom líder?

R: Olhe para as organizações que mantiveram um desempenho superior em relação aos seus pares da indústria e também que se reinventaram. O impacto de um líder pode não ser imediato. Às vezes, com o benefício do tempo, um líder que parecia bom, não era. Da mesma forma, um líder que foi criticado por ações impopulares é visto mais tarde como uma pessoa visionária brilhante.

Você acredita que estamos superestimando a liderança tanto que algumas empresas estão deixando alguns bons funcionários ir só porque eles não parecem ter algumas habilidades de liderança?

Há outros empregos de valor agregado que não exigem habilidades de gestão ou de supervisão. Nem todo mundo tem que estar em um papel de liderança formal. A maioria dos empregos exige habilidades básicas interpessoais e de trabalho em equipe.

Quais são os maiores obstáculos em relação à eficiência das equipes?

Equipes, pela sua natureza, têm diferentes talentos e capacidades. Integrar e aproveitar essa diversidade é um desafio, mas se bem feito, pode levar a resultados inovadores. Há também muitas equipes de matriz distribuídas por todo o mundo. Pode ser um desafio coordenar à distância.

Se você pudesse dar um conselho para os líderes, o que você diria?

Até que ponto o seu calendário coincide com a sua ambição? Você está gastando o seu tempo com as pessoas certas nos temas certos? Além disso, eu gostaria de perguntar "se você não tivesse o seu título formal, as pessoas ainda seguiriam você?

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.