Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Investimento no Funcionário
Em: 19/12/2014 por: Revista Melhor

Empresa investe no bem-estar de seus funcionários e cria o projeto Diagnóstico Social do Colaborador

Há 55 anos no mercado de alimentos (farinha e fubá), a Granfino é uma das empresas cariocas que mais investe no bem-estar de seus funcionários. Para isso, realiza ações diferenciadas que contribuem para a baixa rotatividade dos colaboradores, a satisfação em fazer parte da corporação e o desenvolvimento sócio-econômico de todos. Como a maioria dos funcionários é residente da Baixada Fluminense, o impacto social é de grande valia para Nova Iguaçu e adjacências.

São 500 colaboradores beneficiados com a política de qualidade de vida. A atual presidente da companhia, Silvia Coelho Lantimant, é a idealizadora do processo de valorização do funcionário. "Antes de me tornar presidente já trabalhava no setor de Recursos Humanos para implantar alguns programas. Sempre atuamos em Nova Iguaçu com projetos de cunho social, porém, senti necessidade de trabalhar isso de dentro para fora. E deu certo. A maior prova é que os nossos funcionários são os maiores divulgadores dos nossos projetos", explica Silvia.

O mais novo plano da empresa é o Diagnóstico Social do Colaborador Granfino, pautado em pesquisas internas com funcionários e coordenado pelo consultor do SENAC, Marcos Gaspar. O objetivo do projeto é identificar as deficiências e necessidades dos funcionários e, através do banco de dados, ajudá-los a suprir tais pendências, sobretudo os estudos.

Segundo Silvia, pelo menos 90% dos funcionários terão completado o primeiro grau. "A importância do primeiro grau completo está dirigida, primeiramente, aos próprios funcionários. São eles os maiores beneficiados no tocante ao crescimento profissional e a valorização como pessoa. Na verdade, queremos que num futuro bem próximo, trabalhar na Granfino seja status na classe operária", completa.

Beleza, saúde e lazer

O que começou como uma experiência, hoje é uma realidade. Além dos benefícios normais como plano de saúde, vale-transporte e refeição, os funcionários da Granfino têm acesso a serviços adicionais. Durante toda semana, no horário de almoço, podem desfrutar dos serviços de salão de beleza (manicure, pedicure e cabeleireiro), massoterapia, acupuntura, limpeza de pele, videokê e jogos (dama, cartas e dominó).

Para oferecer esses serviços, a empresa possui uma parceria com os grupos SENAC, SESI e SENAI, que colocam seus funcionários e alunos dos cursos à disposição.

Na parte médica, periodicamente, os funcionários fazem uma bateria de exames e participam das campanhas de prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, câncer, DSTs, entre outras. "Saúde não é só medicar ou ter um departamento médico atuante como o nosso, é prevenir, explicar. Estar informado sobre as doenças e como evitá-las é um diferencial saudável", explica o Dr. Carlos Alberto Rodrigues, responsável pela área médica.

Segundo um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), atualmente, 70% das empresas brasileiras se envolvem com questões sociais diretas ou indiretas. Investir na formação e valorização do funcionário ou do mercado consumidor, realizando ações em prol dos mesmos é um negócio muito rentável para os empresários. O retorno é garantido. "Ter um funcionário satisfeito, saudável e assistido é garantia de aumento na produção, na qualidade e na rentabilidade da empresa. É um retorno para nós empresários e para os próprios colaboradores, que se sentem orgulhosos de trabalhar em uma empresa que cresce junto com eles", enfatiza Silvia

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.