Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Programa Trabalho Seguro é apresentado em evento da indústria da construção naval em Itajaí
Em: 03/11/2014 por: Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC

O juiz Leonardo Frederico Fischer, da 2ª Vara do Trabalho de Itajaí, falou sobre saúde e segurança do trabalho, nesta última quinta-feira (30), em Itajaí, a empresários e profissionais da área vinculados à indústria da construção naval. A palestra abriu programação do 1º Ciclo de Orientação Profissional promovido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Naval de Itajaí e Navegantes.

O magistrado também apresentou as diretrizes do Programa Trabalho Seguro, do qual é gestor auxiliar nas jurisdições de Itajaí, Navegantes, Brusque e Balneário Camboriú. “Quero demonstrar que sai mais barato para o empresário respeitar as normas do que pagar uma indenização”, compara Fischer, em entrevista concedida na quarta-feira à Assessoria de Comunicação Social do TRT.

Em 2012, a indústria da construção naval registrou 2.618 acidentes de trabalho em todo o Brasil, sendo 176 em Santa Catarina. Os dados são do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho da Previdência Social. De acordo com o juiz, choques elétricos, quedas, incêndios, explosões, esmagamentos e até mesmo asfixia são os acidentes de trabalho que costumam ser objeto de ações trabalhistas contra empresas do setor. “Muitas vítimas desses acidentes são jovens que, muitas vezes, acabam ficando incapacitados para o trabalho”, alerta o magistrado.

Os casos de asfixia, explicou, ocorrem durante a fase inicial de construção das embarcações, quando os trabalhadores precisam ficar confinados em pequenos tanques de aproximadamente dois metros quadrados, com pouca ventilação.

Além da participação de Leonardo Fischer, que também abordou a análise das provas para a elaboração da sentença, a programação inclui uma palestra do gerente do INSS em Itajaí, Rogério Hercílio Corrêa. Ele vai abordar na parte da tarde a responsabilidade previdenciária do empregador nos casos de acidente de trabalho.

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.