Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Grandes empresas abrem oportunidades para jovens em programas de trainees.
Em: 01/08/2014 por: Janaina Cavalli - janaina.cavalli@diario.com.br

Vagas têm ótimos salários para novos profissionais que buscam cargos de liderança

 

Está aberta a temporada de trainees em Santa Catarina. Oito das maiores empresas no Brasil e no Estado vão pagar salários polpudos a jovens capazes de encarar em pouco tempo cargos de liderança dentro das companhias. Um atalho para o sucesso profissional nada fácil de pegar: a Ambev, por exemplo, recebeu no ano passado 77,4 mil inscrições, mas selecionou apenas 21 trainees.

O interesse de estudantes e recém-formados nos programas de trainee não é à toa. A professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e consultora em gestão estratégica de pessoas Anna Cherubina Scofano afirma que o trainee é uma excelente oportunidade de entrada no mercado de trabalho.

— As corporações que oferecem o programa são de médio e grande porte, então o selecionado encontra um cenário muito rico para o seu desenvolvimento. A experiência também é diferenciada. Ele passa por várias áreas da empresa, diferente do funcionário que entra para ocupar uma vaga específica. Por isso tudo um ex-trainee tem um valor de mercado muito maior do que outros profissionais. A maneira como ele é visto dentro da empresa também é diferente — resume a especialista.

Para dar uma ideia do que as companhias estão procurando nos candidatos hoje, a gerente de Recursos Humanos da Embraco, Adriana Horbatiuk, afirma:

— Queremos atrair jovens ousados e criativos, sintonizados com princípios que valorizamos, como respeito, integridade, espírito de vitória, trabalho em equipe e inclusão. Buscamos pessoas que assumam a responsabilidade por entregar, sempre, os melhores resultados, que joguem para ganhar, com entusiasmo.

A Embraco, empresa líder mundial na fabricação de compressores para refrigeração, sediada em Joinville, vai aceitar inscrições de estudantes e recém-formados até o dia 18 de agosto.

Na linha do perfil desejado pela Embraco, a professora Ana Cherubina explica que uma tendência natural do mercado é buscar pessoas melhores, por isso da importância de trabalhos voluntários e envolvimento com projetos sociais no currículo. Segundo a especialista, pessoas melhores significam para a empresa profissionais mais comprometidos com o trabalho e menos com posição social e ascensão a qualquer custo.

Para Querubina, outros atributos, como experiência em gestão de projetos, visão empreendedora e capacidade de analisar o negócio no cenário global, são qualidades igualmente valorizadas pelas companhias hoje. A professora ressalta, por outro lado, que o que mais pesa na seleção de um determinado candidato é o conhecimento técnico.

Na visão das empresas, os programas de trainee atraem pessoas capazes de oxigenar o negócio com novas ideias e projetos. Mas o aspecto mais vantajoso, como diz a especialista, é reter profissionais sem vícios, sem limites à criatividade. Querubina acrescenta apenas que as companhias precisam medir quanto do investimento nesses programas, considerado alto, é revertido na retenção de talentos.

Janaina Cavalli - janaina.cavalli@diario.com.br

 

Confira as Oportunidades

 

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.