Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
A importância da capacitação para os administradores.
Em: 30/07/2014 por: Jeniffer Elaina

Você sabe por que é importante um administrador estar capacitado em todos os momentos? Veja aqui os motivos e como estar preparado

Por: Jeniffer Elaina,

Embora muitos já saibam que a capacitação é um processo constante, independente do cargo que você ocupa, e que você deve sempre buscar algo novo diariamente, alguns administradores de empresas pensam que pelo fato de já ocuparem uma posição de prestígio em uma organização já estão plenamente capacitados e não precisam buscar novos conhecimentos.

Geralmente, são estes tipos de administradores acomodados que afundam uma empresa diante de um pensamento tão antigo. É por isso que investir no seu aprendizado deve ser algo constante, que só tende a se aprimorar com o passar do tempo.

Por que é importante estar capacitado

Se antigamente havia a falsa ideia de que fazendo uma faculdade você já tinha os conhecimentos necessários para administrar uma empresa, atualmente sabemos que isso não é verdade.

Um administrador de empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, deve estar preparado não somente para gerir tudo que acontece dentro de sua organização como também para saber como melhorar cada setor e solucionar cada problema da forma certa.

É por isso que fazer apenas uma faculdade e depois abrir sua empresa pode dar certo no começo, mas depois sentirá falta do que deixou de aprender ou do que ainda terá que saber pela frente.

A cada dia o mercado lança uma nova tendência e as estratégias não podem ser as mesmas de sempre, então estar capacitado é buscar diariamente um aprendizado novo para que o crescimento de sua empresa seja garantido.

Com mais conhecimento consegue-se melhorar as velhas ideias, obter melhores resultados e conseguir resolver problemas antigos que até então não tinham uma solução.

Como buscar capacitação para administrar uma empresa

Está certo que no dia a dia você já adquire boa experiência para gerir uma organização, mas a prática sem teoria nem sempre dá certo.

A falta de tempo é uma das principais desculpas de quem administra uma empresa e não investe em capacitação própria, mas se engana quem acha que somente com cursos longos e caros é possível adquirir o conhecimento necessário.

 

Para quem ainda usa este velho pretexto para não aprender, uma boa alternativa é investir em cursos online de administração de empresas.

A vantagem deste aprendizado é que você não gasta muito e também pode realizar o curso no horário em que preferir, seja entre uma reunião e outra ou somente ao final do dia. Não há horários fixos e nem cobrança excessiva de prazos que podem fazer com que perca metade do conteúdo e acabe desistindo do curso.

Para quem já possui vários conhecimentos básicos e gerais sobre a gestão de uma empresa é possível se aprofundar fazendo um curso online de estratégia competitiva, por exemplo, para melhorar ainda mais os resultados e metas. Mas para quem ainda está começando é sempre bom reforçar e investir em outros cursos mais básicos – como de gestão administrativa e empreendedorismo – até se aprofundar em outros. É você que vai decidir quais as melhores opções, desde que busque sempre se aprimorar.

Pode ainda optar por cursos específicos de departamentos de sua empresa, já que em alguma eventualidade, na falta de um responsável com maior conhecimento, você poderá tomar as decisões necessárias a tempo tendo conhecimento sobre os demais assuntos daquele setor. Não é preciso se prender somente à área de administração, visto que administrar engloba muito mais do que uma simples gestão de empresas, já que você deve escolher pelo melhor caminho a todo o momento e nem sempre isto vai estar relacionado somente ao fato de administrar bem.

Além de cursos online, que otimizam seu tempo a fim de que não precise enfrentar trânsito ao sair de casa, você também pode participar de eventos presenciais de vez em quando, como palestras sobre gestão de empresas ou até mesmo sobre o seu segmento de mercado, congressos, workshops, etc.

O importante é não parar e entender que um administrador de empresa de sucesso deve sempre estar capacitado para construir um negócio de sucesso.

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.