Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Chefes falam para as pessoas, líderes falam com a alma das pessoas.
Em: 17/06/2014

Chefes falam para as pessoas, líderes falam com a alma das pessoas.

   
José Luiz Tejon é publicitário, jornalista, autor e co-autor de 28 livros, como "O Voo do cisne" e "O Código da Superação". É presidente da TCA Internacional, com parcerias na Europa, Estados Unidos, China e Israel. tejon@tejon.com.br

Gigantesca diferença de interpretação e de comunicação. Falar para as pessoas envolve tangenciar superfícies, ciscar no envoltório das aparências aparentes, e deixar-se enredar pelos efeitos e nunca pelas causas das causas, a profundeza do profundo, a coisa da fé, do dar vida ao inanimado, ou sentido ao significado do trabalho.

Líderes alinham sonhos, expectativas, foco e jamais iludem suas equipes com promessas fáceis, ou conquistas asseguradas. Líderes corrigem fundamentos. E esses fundamentos originados nas almas das pessoas emitem permanentemente os mesmos sinais, comprometedores das infelicidades dos membros do time.

As pesquisas, um pouco para mais ou para menos, revelam em torno de 30% o percentual de colaboradores altamente engajados (11%) e aderentes engajados (19%) versus 70% de desengajados, esse exército não engajado significa custos imensos, perda de competitividade, desgaste de energia, e com alto potencial de contaminação dos demais 30%. Os sistemas, processos, treinamento, decoração do ambiente, remuneração, prêmios, participação, eventos, palestras, tudo isso ajuda muito nessa luta pró-engajamento. Mas será com a identidade particular de cada membro da equipe, e com o toque na alma, que conseguiremos o necessário impossível do mundo corporativo contemporâneo: a superação.

Uma empresa oferece a ciência, a tecnologia, os processos, a estrutura, mas serão os seus colaboradores que irão dar vida e alma a essa marca, produtos, serviços, negócios. Chefes conseguem falar com as pessoas. Líderes são aqueles que falam para a alma das pessoas. Arte suprema e eterna da liderança.

Fonte: Exame.com

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.