Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Como o coaching auxilia o bom desempenho no trabalho
Em: 16/04/2014

Criando metas e valorizando o serviço, o coaching deixa o trabalhador mais motivado, favorecendo também a empresa.

O coaching é uma ferramenta que pode aumentar o potencial dos profissionais, o autoconhecimento deles e permite um aumento nos resultados, pois direciona todo o foco para as metas e objetivos definidos.


Para o profissional, o método ajuda a criar metas e objetivos concretos para o trabalho – assim como encontrar as formas de realizar e alcançar o que deseja ser obtido. Além disso, o coaching cria, junto com o coachee (cliente), um valor para o trabalho.


Segundo João Alexandre Borba, coach e psicólogo, é preciso fazer algumas perguntas para o profissional: o que ela valoriza no que faz? Ela deve saber responder isso, senão, é a prova de que o seu trabalho é algo automático para ela, e, muitas vezes, até sem sentido, – ou apenas uma forma de ganhar dinheiro, porque de nada adianta a pessoa receber salário se ela está infeliz com o que produz. É preciso sair do automatismo, diz o especialista.


O profissional deve mapear a intenção dele com a profissão dele: por que ele faz isso, o que levou ele a fazer isso, etc. Muitas vezes ele não consegue fazer isso sozinho, e o coach lhe ajuda a colocar no papel esses pensamentos.


Outra coisa que não pode acontecer é o jovem profissional deixar de trilhar seu próprio caminho para seguir ordens ou satisfazer o desejo dos pais, e infelizmente vemos muito disso acontecendo, lamenta Borba. Muitas vezes o jovem nem percebe que o seu futuro pode ser em uma profissão totalmente diferente, porque está com a cabeça fechada para obedecer os pais – e essa é outra função do coach: ajudar o cliente a encontrar o seu caminho, que, queira ele ou não, já está dentro dele, e muitas vezes só precisa de um empurrão para sair comenta o especialista.


Para aqueles que estão contentes no local em que trabalham e com a função que exercem, o coach também é um bom ajudante. Segundo pesquisa da Folha de São Paulo, executivos que passaram pelo processo melhoraram 90% em produtividade, 80% se mostraram mais abertos para mudanças organizacionais e 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e relacionamentos no trabalho.

 

Fonte: www.profissionalenegocios.com.br

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.