Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Como me tornei RH
Em: 02/04/2014

 

Como me tornei RH

Vanessa Barbosa assumiu a gestão de pessoas do banco Santander após 15 anos em áreas de operações.

São Paulo - A mineira Vanessa de Souza Lobato Barbosa, de 45 anos, sempre flertou com o departamento de recursos humanos, mas nunca tinha assumido definitivamente um compromisso com a área.

Brinco que essa flecha de atuar em RH já quase me atingiu, passou de raspão, e só agora acertou em cheio, diz ela, que deixou o setor de varejo do Santander em outubro de 2013 para assumir a área de RH do banco.

Com mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras, sendo 15 só no Santander, Vanessa já havia recebido o convite para atuar na gestão de pessoas nos outros dois bancos em que trabalhou, mas os desafios oferecidos não eram tão atraentes. 

Há dois anos, no entanto, ao participar do projeto de construção do modelo de RH do banco espanhol, como uma das representantes de área nos fóruns criados para sugerir mudanças no sistema, a migração para o RH tornou-se inevitável.

Minha característica forte é a gestão de pessoas, e os outros começaram a notar isso em mim, afirma. Passei a ser vista como uma parceira importante para o RH. Graduada em administração de empresas pela PUC-MG e em marketing pela UFMG, Vanessa passou dez dias em Madri, na Espanha, participando de um treinamento de integração com o RH global do banco antes de assumir a função no Brasil.

Minha equipe e meu gestor, o vice-presidente sênior do Santander, José Paiva, também me ajudaram no processo de adaptação. Mesmo contabilizando poucos meses na área, a mineira já está ciente de suas principais tarefas em 2014: consolidar o mapa de sucessão e tornar o RH mais conectado com os clientes e com o próprio negócio da empresa.

Saber que agora posso contribuir mais com o desenvolvimento e o encarreiramento desses milhares de pessoas é fantástico. Estou apaixonada, diz Vanessa, agora capitã de um time de quase 50.000 pessoas. 

Fonte: Revista Você RH

 

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.