Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
O Mundo do Trabalho e suas Transformações
Em: 27/02/2014

Nos dias 20 e 21 de março acontecerá em Joinville o CONCARH – Congresso Catarinense de Recursos Humanos, evento que congrega empresários,  profissionais que atuam em Gestão de Pessoas e demais interessados no assunto.


O objetivo do Congresso é discutir as grandes transformações pelas quais estamos passando no mundo do trabalho.


Neste cenário não estamos simplesmente passando por uma época de mudanças, mas sim por uma mudança de época. Um contexto em que as forças estão se invertendo. Não em razão das lutas reivindicatórias, mas sim como resultado entre a oferta e a demanda de trabalhadores e o despertar de uma nova consciência social.  


O profissional de hoje, ressalvadas algumas situações, conquistou possibilidades antes não imaginadas. Historicamente as empresas eram constantemente procuradas pelas pessoas, que se dirigiam às portarias ou ao Setor de Pessoal a procura de um trabalho.


Um fator determinante desta transformação foi a facilidade promovida pela tecnologia da informação. As vagas disponíveis e as oportunidades em geral passaram a ser facilmente encontradas em qualquer local deste país e mundo.  


Temos hoje sites específicos de ofertas de vagas, como também inúmeros bancos de currículos e empresas especializadas em Recrutamento e Seleção. Ficou extremamente fácil saber quais são os postos de trabalhos disponíveis, quais são as novas empresas que estão se instalando ou expandindo aqui e acolá, bem como as vantagens e benefícios oferecidas pelas mesmas.


Informações sobre a remuneração paga aos mais diferentes cargos, também são facilmente encontradas, aumentando consideravelmente o nível de exigência dos profissionais das mais simples funções até altos executivos.


A dinâmica competitividade também afetou consideravelmente a forma de seleção de trabalhadores. Antes eram poucas as exigências e não havia tanta pressa no treinamento e desenvolvimento, ou seja, no retorno que o trabalhador deveria trazer para a empresa. O tempo não era um fator crítico e a avaliação era simplista. A exigência máxima era a apresentação da Carteira de Trabalho.


Testes psicológicos, dinâmicas de seleção e entrevistas por competências eram “coisas” específicas de uma ou outra multinacional. Mas o cenário foi se transformando e a informação à disposição do mercado de trabalho foi provocando uma revolução no comportamento.


O indivíduo despertou a consciência para uma realidade inédita e ficou mais exigente forçando as empresas a se renovarem na forma de liderar pessoas.


O Congresso Catarinense de Recursos Humanos vai discutir e tentar esclarecer sobre as grandes transformações destes novos tempos.


Informações sobre o Concarh www.abrhsc.org.br  


PEDRO LUIZ PEREIRA

 

Hunter, especialista em Gestão de Empresas e Desenvolvimento Organizacional, Consultor, Professor de MBA e Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão Contemporânea, Pós Graduado em Gestão da Produtividade e MBA em Gestão de Recursos Humanos. Vice-presidente da ABRH-Santa Catarina –Atualmente é diretor da QSH e SANTO EMPREGO – empresas do Grupo ABRA.  pedro@grupoabra.com

 

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.