Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos

Nome:
Email:
 
Artigos
Qual é o papel do líder de RH em um cenário de transformações?
Em: 08/11/2012 por: Sandra Lucena Souto

O sucesso de uma organização depende muito da perspicácia dos gestores de RH e, agora, mais do que nunca!

Realizar recrutamento, seleção, treinamentos, gestão dos benefícios e atender as demandas da área são, normalmente, o escopo de trabalho dos profissionais de recursos humanos. No entanto, essa realidade tem mudado ao longo dos anos, já que, cada vez mais, o mercado tem exigido um gestor de RH com ações mais estratégicas, atualizado em relação às principais tendências no setor e com capacidade de se antecipar aos novos desafios para atrair e reter talentos nas companhias em que atuam.

Diante de um cenário corporativo cada vez mais marcado pela competição, o profissional de RH deve estar sempre bem atualizado sobre os fatos e acontecimentos que estão mudando a economia do país. Neste sentido, conseguirá ter subsídio para justificar os possíveis investimentos em cursos e capacitação de pessoas para um novo cenário e um novo desafio.

Com a proximidade dos grandes eventos, como a Copa do Mundo e Olimpíadas, é fundamental observar como as empresas estão preparando os seus funcionários para atender as mudanças do mercado em qualquer segmento de negócio - bens de consumo, serviços, rede hoteleira, saúde, entre outros. Por isso, é importante contar com a expertise dos gestores de RH para identificar quem consegue acompanhar toda essa transformação, que tem o perfil da cultura organizacional e poderá se tornar futuro líder de sucesso.

O crescimento da economia desencadeia uma série de mudanças no mundo corporativo. Uma delas é justamente a retenção de “profissionais-líderes”, que prospectem o desenvolvimento dos negócios, promovam a união da equipe e que tenham inteligência emocional, equilíbrio e maturidade em situações de crise. Por isso, o papel do gestor de RH, além de apenas recrutar esses talentos, está em engajá-los nas empresas, fazendo com que se orgulhem e prospectem um futuro promissor para a companhia. Identificar profissionais versáteis e que estejam preparados para as mudanças é fundamental nesse novo cenário que vivemos.

Gerar resultados e, ao mesmo tempo, estimular os funcionários das empresas a entregarem o melhor de si para a organização é um desafio da atual liderança de RH. Se levarmos em conta que as pessoas são naturalmente complexas e que, portanto, tratar com o ser humano requer uma habilidade especial, esse desafio fica ainda mais interessante.

 

Sandra Lucena Souto é diretora de marketing e novos negócios da ProPay,consultoria de RH.

Extraído de http://revistavocerh.abril.com.br

Mais artigos:
21/07/2017 - Público do CONCARH cresce 22% em relação às edições anteriores
13/10/2016 - Os motivos que fazem a carreira em Recursos Humanos estar em alta
11/10/2016 - A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão
28/09/2016 - e-Social: agora é pra valer!
 
Associação Brasileira de Recursos Humanos Litoral - Regional Itajaí
Sistema Nacional ABRH
Fone: (47) 3342 8877
Rua Samuel Heusi, 463 - Sala 207 - Centro
88301-320 - Itajaí - SC
Todos os direitos reservados 2009.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.